A terapia floral é a técnica alternativa mais adotada em nosso país atualmente. Para suprir as lacunas deixadas por outras publicações, este livro se propõe a explicar cientificamente a atuação das essências florais na psique humana. Por que, por exemplo, a essência floral Mimulus atua nas fobias, em vez de em outro tipo de emoção? Por que o Holly intervém em casos de raiva, em vez de tristeza? Com base em estudos e pesquisas e em sua experiência como terapeuta profissional, o autor deste livro procurou e encontrou as respostas para estas e outras questões na teoria junguiana da sincronicidade.
Fazendo um levantamento sobre os deuses e lendas ligados a cada uma das plantas de onde se extraem as essências florais de Bach, Henrique Vieira Filho descobriu as "grandes coincidências" entre essas histórias e o momento emocional no qual o floral está apto a atuar. Além disso, constatou que as características de cada planta correspondem exatamente ao tipo de pessoa à qual a sua essência floral poderá ajudar, e que até mesmo a etimologia das plantas já nos esclarece para que elas servem.
Pesquisando ainda o uso fitoterápico dos florais, sob o enfoque milenar chinês dos cinco movimentos, o autor verificou que, além do seu uso para o equilíbrio de determinados sintomas físicos, tais plantas já eram usadas, na forma de chás, para as mesmas emoções para as quais Bach intuiu suas essências. Tais informações tornam esta obra útil tanto àqueles que estão se iniciando no estudo da terapêutica floral como, também, aos cientistas e pesquisadores de novas essências florais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário